Exercícios isométricos

Segundo o Medipédia, os exercícios isométricos caracterizam-se por uma força gerada pelo músculo, sendo no entanto inferior à proporcionada pela gravidade e resistência dos segmentos esqueléticos aos quais se encontra unido. O músculo aumenta a sua tensão interna, sem implicar qualquer movimento.

Apesar de não haver movimento corporal, o treino em isometria contribui pelo aumento do tônus e da força muscular. São muito fáceis de realizar, na medida em que não necessitam de qualquer material ou acessório especial, apenas compreende a contração de dois músculos de ação oposta ou antagónica em simultâneo.

Os exercícios isométricos são indicados para a prevenção da atrofia muscular. Para além disso, são muito úteis como complemento de qualquer tipo de treino. No entanto, é necessário ter em conta que, como podem provocar uma subida significativa da pressão arterial, são contra-indicados para as cinco-exercicios-isometricos-para-trabalhar-as-pernas-em-casa1
pessoas hipertensas.

Treino funcional

O treino funcional baseia-se em todo o tipo de movimento que melhora a nossa condição física para as tarefas do nosso quotidiano. Segundo a IBITI Crossfit, os movimentos funcionais são aqueles que nos ajudam no nosso dia-a-dia como:

  • Correr para apanhar o autocarro ou para não chegar atrasado;
  • Levantar e agachar para apanhar objetos do chão;
  • carregar as compras;
  • Praticar desportos;
  • Subir e descer escadas;
  • Mudar os móveis dentro de casa

Os exercícios devem integrar vários grupos musculares e não músculos isolados. Os treinos podem ser apenas com o peso do corpo ou com pesos externos, tais como halteres cordas, barras, bolas…

Benefícios do Treino Funcional

Para além da tonificação muscular, o treino funcional causa também um grande impacto metabólico, ou seja, ha um maior gasto energético do organismo, melhora a flexibilidade, coordenação motora, ajuda na perda de peso, ganho de força e uma melhor aptidão cardiovascular e muscular.

“Eu sinto uma necessidade sem fim de aprender, de melhorar, de evoluir, não apenas para agradar ao treinador ou aos fãs – mas também para satisfazer a mim mesmo.”

Cristiano Ronaldo

Bons treinos!